terça-feira, 6 de março de 2012

Dia 08 de março é comemorado o Dia Mundial do Rim


No próximo dia 8 de março será comemorado o Dia Mundial do Rim. O tema deste ano será "Rins em defesa da vida", ótima oportunidade para todos participarem da prevenção à Doença Renal Crônica.
O rápido crescimento da Doença Renal Crônica no Brasil e no Mundo aponta a necessidade de campanhas preventivas.
Durante a campanha os profissionais de enfermagem, acadêmicos de medicina e nefrologistas do Hospital de Base irão aferir a pressão arterial para detecção de hipertensos; medir o nível de glicemia, para investigação de pacientes com suspeita de diabetes e orientar sobre risco cardiovascular e doenças renais crônicas.
A campanha será realizada no Riopreto Shopping, das 11h às 15h e também no saguão da emergência do HB, das 08h às 16h.

Cerca de 10 milhões de brasileiros são portadores de Doenças Renais Crônicas

No Hospital de Base de São José do Rio Preto, cerca de 300 pacientes estão em tratamento com hemodiálise.


Estimativas de 2011 revelam que cerca de 10 milhões de brasileiros são portadores de Doença Renal Crônica (DRC) e a maioria não sabe disso.
As três principais causa de DRC são o Diabetes, a Hipertensão Arterial e a Glomerulonefrites.
A prevalência da doença renal é, relativamente, alta, ou seja, uma em cada dez pessoas apresenta evidências da doença. Trata-se de uma doença silenciosa, por isso, muitas pessoas só procuram ajuda em estágios mais avançados quando a perda total da função dos rins pode ser irreversível. Neste caso, a alternativa é a Terapia Renal Substitutiva, ou seja, Hemodiálise ou Diálise Peritoneal, até ser encaminhado para o Transplante
“A insuficiência renal age de forma silenciosa e, por isso, dificulta a agilidade no diagnóstico, o que ainda compromete a saúde do coração. Isso tudo pode ser evitado caso a doença seja detectada em fase inicial, através de exames simples de rotina, como a dosagem da Creatinina no sangue e a análise de urina com a pesquisa de perda de proteína”, diz Dr. Horácio José Ramalho, nefrologista do HB.
Dr. Emerson Quintino destaca quais as pessoas que devem redobrar a atenção para a doença renal. “São: hipertensos, diabéticos, idosos e aquelas com histórico familiar de doença renal ou cardiovascular”.
Segundo a Sociedade Brasileira de Nefrologia, somente no ano passado o SUS custeou a realização de 11,63 milhões de procedimentos relacionados à Terapia Renal Substitutiva e atualmente, no Brasil, mais de 92 mil pacientes encontram-se em hemodiálise, 80% não tiveram acesso ao tratamento com o especialista.
A lei federal garante que toda pessoa com doença renal crônica tem direito de realizar seu tratamento de diálise ou o transplante renal e de receber medicamentos básicos e essenciais para o tratamento de doenças que normalmente acompanham a insuficiência renal.