segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

Unidade de Transplantes do HB é inaugurada


Dr. Horacio agradece presença de ministro na inauguração

O ministro da Saúde, Dr. Alexandre Padilha, inaugurou neste sábado, 10 dezembro, a nova Unidade de Transplantes do Hospital de Base de Rio Preto, no 8° andar da instituição.
O HB é referência nacional em transplantes de órgãos e tecidos, tendo realizado 3.242 procedimentos desde o início de suas atividades, em 1990, até o início deste mês. Nos dois primeiros anos, foram feitos transplantes de córneas. O primeiro transplante de órgãos (rim) foi realizado em 15 de dezembro de 1992.
O HB realiza transplantes de córnea, fígado, coração, medula óssea, pâncreas e rim.
A Funfarme – Fundação Faculdade Regional de Medicina - investiu R$ 1,3 milhão na nova Unidade de Transplantes de Órgãos e Tecidos, compreendendo infra-estrutura, equipamentos e mobiliário. A Unidade dispõe de instalações comparáveis às dos principais centros nacionais e internacionais e ocupa área total de 800m², contando com 32 leitos estruturados para atender especificamente às necessidades de acessibilidade do paciente transplantado.
O Hospital de Base atende 101 municípios de uma região que concentra 2 milhões de habitantes. A excelência e os resultados obtidos pelas equipes de transplantes do Hospital de Base, no entanto, atraem pacientes de todo o Brasil. Os diferenciais da Unidade são o alto conhecimento dos profissionais, eles também professores da Faculdade de Medicina de Rio Preto, a grande experiência e o fato de integrarem uma equipe multidisciplinar, formada por médicos, enfermeiras, nutricionistas, terapeutas ocupacionais, fisioterapeutas, psicólogos, fonoaudiólogos, entre outros.
O Hospital de Base é uma das poucas instituições do país a centralizar esses procedimentos com autorização do Ministério da Saúde.

Unidade de Transplante integra a assistência, o ensino e a pesquisa

“Concentrar todas as equipes de transplante numa mesma área irá colaborar para intensificar ainda mais a integração e a troca de conhecimento e experiências entre elas”, destaca o Diretor Executivo da Funfarme, Dr. Horácio José Ramalho.
A Unidade do Hospital de Base tem papel importante na formação de profissionais de todas as áreas da Saúde especializados em transplantes, inclusive atraindo de outras regiões do país e como cenário para a condução de inúmeras pesquisas. Desde 2006, a Faculdade de Medicina de Rio Preto possui um laboratório de pesquisas básicas, onde são testadas novas drogas.
“O Hospital de Base está sempre entre os centros brasileiros escolhidos para participarem de testes de novos medicamentos realizados conjuntamente por instituições de todo o mundo”, ressalta Dr. Mário Abbud Filho, Diretor do Cintrans - Centro Interdepartamental de Transplantes de Órgãos e Tecidos Famerp/Funfarme.
A nova Unidade de Transplantes do Hospital de Base de Rio Preto desempenha assim papel fundamental na integração da assistência, ensino e pesquisa no complexo Hospital de Base/Famerp.

Nenhum comentário:

Postar um comentário