sexta-feira, 8 de julho de 2011

Equipe do HB auxilia Santa Case de Jales na 1° Captação de Órgãos

 Por Luis Fernando Neves

Na madrugada desta quinta-feira, 07 de julho, a Santa Casa de Jales acionou o Serviço de Procura de Órgãos e Tecidos do HB (SPOT) para comunicar um potencial doador de órgãos na unidade.
O enfermeiro do SPOT/HB Marcos Moraes, junto com uma equipe médica de São Paulo, composta pelo médico-cirurgião Juan Rafael Branez Pereira e pelo médico-assistente Felipe Eulálio realizaram o procedimento para retiradas dos órgãos, junto com funcionários da Santa Casa. Entre eles, a enfermeira Célia Aparecida Fiorentino, que ficou gratificada com o trabalho.
Segundo Célia, o procedimento de retirada de órgãos teve inicia a 0h00 e terminou por volta das 03h, sem nenhuma complicação.
Os órgãos, 2 rins, fígado, pâncreas e córneas foram doados pela família de um jovem que teve morte cerebral. Os rins foram encaminhados para pacientes de Ribeirão Preto, o pâncreas e fígado foram para a capital paulista e as córneas permanecem no banco de olhos do HB.
Para o provedor da Santa Casa de Jales, José Devanir Rodrigues, o Garça, a retirada dos órgãos para transplante representa um marco na história do hospital e um grande avanço no que diz respeito à conscientização das pessoas. “O gesto dessa família é muito nobre e representa uma evolução na sociedade em termos humanitários. É uma alegria pensar que apesar da chegada da morte ainda é possível salvar outras vidas. Espero que esse seja o primeiro de muitos!”, disse o provedor.
Já Dr. João Fernando Picolo, coordenador da SPOT, comemora e parabeniza a iniciativa dos funcionários da Santa Casa de Jales, que com este gesto, junto com a nobreza da família doadora, pode ajudar 6 pessoas que estão esperando por uma chance de vida nova.


Foto: Equipes após o transplante
Crédito: Santa Casa de Jales


Colaboração: Vivian Curitiba

Nenhum comentário:

Postar um comentário