terça-feira, 26 de julho de 2011

HB reduz 86% o número de acidentes de trabalho em exames de Glicemia Capilar

A implantação da lanceta no exame de glicemia capilar, que é o teste feito com uma gota de sangue colhida no dedo, substituindo a agulha, resultou em uma queda de 86% no número de acidentes de trabalho no Hospital de Base neste ano.

De fevereiro, mês que foi implantada a lanceta, até junho, foram registrados somente 03 acidentes por este motivo, 19 a menos que o ano anterior, se comparado com o mesmo período.

Para fiscalizar o trabalho dos colaboradores da instituição, as visitas técnicas são constantes, além dos treinamentos, monitoramento do uso de equipamentos de segurança e participação ativa da coordenação de enfermagem.

Segundo o técnico do trabalho do Hospital de Base, Aldeci Donizeti Rodrigues, a segurança dentro da empresa é sinônimo de qualidade e bem-estar para os trabalhadores. Financeiramente, também é vantajosa: treinamento e infra-estrutura de segurança exigem investimentos, mas por outro lado evitam gastos com processos, indenizações e tratamentos de saúde, em casos que poderiam ter sido evitados.

O HB segue várias normas de segurança e nos últimos anos vem implantando a NR-32, que contém 208 itens a serem seguidos. As normas têm como objetivo assegurar que o resultado do trabalho seja correto, constante e econômico, além de garantir correção, regularidade, eficiência no trabalho, conforto do trabalhador e promoção na segurança.


Mais Informações:
O Brasil foi o primeiro país a ter um serviço obrigatório de segurança e medicina do trabalho em empresas com mais de 100 funcionários. Este passo foi dado no dia 27 de julho de 1972, por iniciativa do então ministro do trabalho Júlio Barata, que publicou as portarias 3.236 e 3.237, que regulamentavam a formação técnica em Segurança e Medicina do Trabalho e atualizando o artigo 164 da CLT. Por isto, a data foi escolhida para ser o dia nacional de prevenção de acidentes de trabalho.

Era um período de fragilidade no tocante à segurança dos trabalhadores no Brasil. O número de acidentes de trabalho era tamanho que começaram a surgir pressões exigindo políticas de prevenção, inclusive com ameaças do Banco Mundial de retirar empréstimos do país caso o quadro continuasse.

Um comentário:

  1. parabens , me orgulho de ter trabalhado no hb 10 anos , tive que sair por motivos de familia , que o hospital continue assim cada vez melhor em todos os aspectos

    ResponderExcluir